Apsipol pela Isonomia na previdência da Segurança Pública!
APSIPOL - Associação dos Psicólogos Policiais Civis de Santa Catarina vem manifestar-se em defesa da isonomia no tratamento dos direitos dos servidores da Segurança Pública, em razão do encaminhamento do PLC da Reforma da Previdência para a Assembleia Legislativa.
NOTA DE ESCLARECIMENTO - retificada
A Associação de Psicólogos Policiais - APSIPOL - vem a público prestar esclarecimentos sobre seu posicionamento frente às discussões no grupo de trabalho que analisa o anteprojeto relativo ao Plano de Progressão e Valorização das Carreiras, no âmbito da Polícia Civil de Santa Catarina:
Divulgando - RECOMENDAÇÕES PARA HOMENS COM ANTECEDENTES DE VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES DURANTE O ISOLAMENTO
Divulgamos documento de recomendações traduzidas e adaptadas a partir do documento elaborado pela Associação Conexus - Atenção, Formação e Investigação Psicossociais e Generalitat Catalunya (Barcelona, Espanha). De igual maneira, tal documento foi adaptado tomando por base os seguintes textos: “Crisis Corona: Kit de supervivencia para hombres bajo presión” de maenner.ch, “Take a timeout!” de Respect Phoneline e “COVID-19 and violence against women: What the health sector/system can do”, da OMS (links disponíveis ao final deste documento). A tradução e adaptação para o português foi feita pelo Professor Doutor Adriano Beiras (Dept de Psicologia/UFSC, Núcleo Margens) e pela Professora Doutora Luciana Zucco (Dept de Serviço Social/UFSC, Núcleo Nusserge), em parceria com o Instituto Noos-SP (www.noos.org.br). Este documento também integra o projeto de extensão universitária “Projeto Ágora”: Grupo Reflexivo para Atendimento de Homens Autores de Violência contra a Mulher (Sigpex nº. 201823177), referente ao convênio entre o Dept de Psicologia/UFSC e o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).
Disponibilizamos o documento no link a seguir, para ser disponibilizado aos homens atendidos pelos/as profissionais de atenção psicossocial em diferentes contextos.
Saiba mais
VIOLÊNCIA DOMÉSTICA DURANTE COVID-19
A Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, publicou uma NOTA TÉCNICA DE ENFRENTAMENTO A VIOLÊNCIA DOMÉSTICA NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19. Pontua-se a importância da notificação e algumas estratégias para efetivar o atendimento e proteção das pessoas em situação de
violência no contexto de distanciamento social.
Saiba mais
Ações da APSIPOL durante a pandemia
A APSIPOL pensando no bem estar da população neste momento de pandemia, decidiu que as mensalidades serão doadas para entidades sem fins lucrativos, enquanto durar esse momento de crise.
As doações iniciaram no mês de Abril, atendendo três Instituições, até o momento, e mais três em Maio.
As Instituições escolhidas foram indicadas por associados, atendem um público alvo específico e estão localizadas nos municípios de Criciúma , Joinville e Florianópolis .
18 DE MAIO DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES
"Esquecer é Permitir, Lembrar é Combater"
O dia 18 de Maio - “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00, é uma conquista que demarca a luta pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes no território brasileiro e que já alcançou muitos municípios do nosso país. O dia escolhido é para lembrar um crime bárbaro contra uma criança de oito anos, ocorrido em 1973.
Abuso sexual consiste na situação em que um adulto (ou alguém com maior maturidade) obtém satisfação sexual junto a uma criança ou um adolescente. Exploração é a situação em que o abuso é fruto de uma troca, seja financeira, de favores ou de presentes, com a criança ou o adolescente, ou com um segundo adulto que a alicia.
Em caso de suspeita, denuncie através de um dos seguintes canais:
DISQUE 100
Delegacia mais próxima
Conselho Tutelar do seu município
Polícia Militar através do nº 190
Homenagem APSIPOL
A APSIPOL faz uma singela homenagem à nossa colega, amiga e associada, Psicóloga Policial Civil Maíra Marchi Gomes, pela obtenção do título de doutora. Intitulada “Discurso Jurídico Sobre Violência Sexual à Luz da Psicanálise e da Criminologia Crítica: a presença da subjetividade nas ações jurídicas dos operadores do Direito”, a tese de doutorado de Maíra foi defendida em 12 de novembro de 2018. A banca examinadora foi composta por Dr. Adriano Beiras, Dr. Alexandre Morais da Rosa, Dra. Andréa Máris Campos Guerra, Dra. Andréia Isabel Giacomozzi, Dr. Fábio Belo, Dr. Fernando Aguiar Brito de Souza, Dra. Mériti de Souza e Dr. Lédio Rosa de Andrade, renomados/as estudiosos/as da Psicologia e do Direito.
Maíra atua na Psicologia Policial Civil em Santa Catarina desde 2006. Ao longo desses anos, nossa associada vem contribuindo de maneira singular para a inovação e a qualificação da categoria. Além disso, é pioneira na atuação em grupos policiais especializados (DEIC e Delegacia de Polícia de Pessoas Desaparecidas) e na realização de perícias psicológicas no âmbito da investigação criminal preliminar pelo Estado.
Desse modo, seu trabalho serviu como referência para a construção da prática tal como se dá atualmente.
Através desta mensagem, parabenizamo-la pela conquista e salientamos o grande exemplo que sua postura tem sido para a classe. Agora, mais do que nunca, Maíra se torna referência técnico-teórica na interface entre a Psicologia, o Direito e a Justiça.
Através desta mensagem, parabenizamo-la pela conquista e salientamos o grande exemplo que sua postura tem sido para a classe. Agora, mais do que nunca, Maíra se torna referência técnico-teórica na interface entre a Psicologia, o Direito e a Justiça.
Saiba mais
Encontro da APSIPOL com o CRP/SC
Na data de 24 de Fevereiro de 2017, a então Diretoria da APSIPOL, Renato Weber, Presidente e Juliana Medeiros, Vice, encontrou com Vânia Machado, Presidente do CRP/SC.
O objetivo do encontro foi apresentar a associação recém criada, abrindo espaço para trocas de ideias e estabelecimento de parcerias na área da psicologia policial.
Saiba mais
Psicólogos policiais participam do V Simpósio Sul-brasileiro de Psicologia Jurídica.
Nos dias 06 e 07 de novembro de 2019, a APSIPOL apoiou o evento PC por Elas - Planalto Norte: Seminário Intersetorial de enfrentamento à violência contra as mulheres promovido pela Polícia Civil, realizado no município de Mafra. O seminário, que foi o maior evento de capacitação certificado pela Academia de Polícia Civil de Santa Catarina, teve como público-alvo profissionais da rede de atendimento às mulheres em situação de violência das áreas da assistência social, educação, justiça, saúde e segurança pública, abrangendo as regionais de Canoinhas, Mafra, Porto União e São Bento do Sul, bem como, policiais civis de todo o estado. A programação (anexa/link/clique aqui) contou com a participação de palestrantes psicólogos policiais civis associados: Aline Pozzolo Batista, Antonio José Britto, Danielle Cadan, Mellize Cardoso e Verônica Bem dos Santos.
Encontro dos Psicólogos Policiais Civis Litoral Norte
Psicólogos Policiais do Litoral se reuniram em 17 de Fevereiro de 2017, na Região de Balneário Camboriú, para trocar conhecimentos sobre suas práticas em delegacias.
II Simpósio de Psicologia Policial
APSIPOL foi parceira da Academia de Polícia de Santa Catarina, na organização do Simpósio.
O objetivo do evento foi oportunizar um espaço de discussão para alinhar a prática psicológica no âmbito da Segurança Pública às necessidades dos entes com os quais o psicólogo policial interage rotineiramente, refletindo os limites técnicos e éticos da avaliação.
Saiba mais